foto-tubarao-aerea

Sobre o Gastronomia Tubarão

Bem-vindo a Plataforma de Gastronomia de Tubarão/SC.

Aqui você encontra os restaurantes associados a ACIT, pertencentes ao Núcleo de Gastronomia.

Nosso objetivo principal é o fomento e a valorização da gastronomia regional, que é rica em variedades de sabores e que gera rentabilidade para muitos produtores locais.

Navegue pela nossa plataforma e conheça tudo o que Tubarão tem de melhor em gastronomia e hotelaria.

A Gastronomia na história de Tubarão

A história da cidade de Tubarão, iniciou-se em 1774, quando o primeiro fundador da cidade, capitão João da Costa Moreira, requereu duas sesmarias, um sistema português, adaptado no Brasil, que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção agrícola.

Nesse período, tropeiros desciam as regiões serranas com suas mulas carregadas de couro, charque e queijo, que cambiavam por produtos que chegavam no porto da região, como sal, vinho, vinagre, aguardente, farinha de mandioca e peixe seco.

Sendo assim, a cidade era uma importante rota de comércio onde os alimentos eram moeda de troca.

Por esse motivo, o Núcleo Gastronomia Tubarão adotou como parte de seu simbolismo esta data que foi tão importante, pois marcou o início da história da nossa região e nos faz lembrar das origens de muitas famílias que fizeram parte desse tempo e que até hoje fazem parte da nossa região.

Nossa bela Tubarão

Dos versos do poeta veio o dístico Cidade Azul, forma pela qual Tubarão, localizada na região Sul catarinense, a 144 km da capital Florianópolis, é conhecida.

Tubarão apresenta ótima infraestrutura urbana, hoteleira e gastronômica. O município conta também com diversos atrativos culturais, entre eles, o Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick que abriga parte da obra do artista plástico tubaronense, o Museu Ferroviário, estâncias termais, entre outras.

Conheça nossa bela Tubarão e desfrute de tudo o que a nossa gastronomia regional oferece.